PORQUÊ COPYWRITER?

Não é um sonho de infância… Pura e simplesmente aconteceu. Não nego que sempre gostei de escrever. Em criança, muitas das minhas histórias, eram mesmo inventadas por mim. Inevitavelmente, ao longo dos anos, afastei-me do meu mundo imaginário e aproximei-me do nosso mundo real.

Contudo, as minhas palavras não aniquilaram a magia que a realidade por vezes teima em destruir. Através dos meus textos, consegui sempre dar um “quê” de encantamento a um mundo que teima em exibir-se cinzento. Intrinsecamente, todos temos uma paleta de cores para destoar essa ausência de cor…Ora, depende de nós contrariar o mundo pintando-o com as nossas próprias cores. Elas existem, o que por vezes não existe é empenho em descobri-las e audácia em desenhar a nossa própria vida.

Bem, mas falava eu da razão de me ter tornado Copywriter. Não há uma razão especifica… é uma mistura explosiva de gostos e circunstâncias que deram lugar à escolha de uma profissão. Acredito que para sermos excelentes na nossa profissão é obrigatório gostarmos do que fazemos. E eu amo aquilo que faço…

Copywriter é outro nome que deram a um escritor. Mas é um escritor especial, alguém que escreve encarnando um tipo de personagem diferente, invulgar mas bem real, isto é, a marca de uma determinada organização, produto ou serviço. Hoje poderei ser um simples detergente como amanhã um sofisticado telemóvel. Mas, tornar o contacto do target com a marca numa experiência única, manipulando com imaginação essa matéria-prima tão peculiar – as palavras – transformando-as na frase perfeita, no lugar certo e na hora exacta… não chega. Um Copy precisa conhecer profundamente todos os elementos tangíveis e intangíveis que fazem parte integrante da marca para poder expressar nas suas palavras o verdadeiro espírito da mesma.

Diversidade e stress sobejam nesta profissão que escolhi… mas foi exactamente essa versatilidade que me conquistou. Encaro a minha profissão como uma aventura interminável. Todos os dias, sou confrontada com um novo desafio, para realizar em tempo recorde e onde o mínimo deslize pode ser fatal. Pura e simplesmente, é isso que me fascina… Correr o risco SEMPRE, desistir NUNCA!

Eu sou o que se pode chamar de um verdadeiro camaleão verbal, no género feminino claro. Por essa razão, descobri nas minhas palavras uma forma de poder irrevogável e muito própria. Senti necessidade de aproveitar esta minha aptidão para a escrita e transformá-la em algo que me desse prazer e, ao mesmo tempo, fosse útil para a sociedade. Daí a Copy

Escrever um texto para um novo site, chegar a um headline de um qualquer produto ou serviço, inventar uma assinatura, desenhar um layout para uma campanha… enfim, escrever publicidade, é algo que faço com relativa facilidade. Mas, não basta fazer bem, é preciso querer sempre fazer melhor. Logo, tudo o que escrevo expressa uma busca incessante da perfeição. É o equilíbrio perfeito, traduzido em palavras, entre a componente racional e a dimensão emocional. A escolha das palavras certas torna-se uma tarefa árdua. Afinal, é essa escolha que dita a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Mas porquê Copywriter e não escritora? Bem, isso talvez tenha a ver com uma ambição que há muito tempo não me larga. Recordo-me sempre de alguns slogans ou, em português correcto, assinaturas, que marcaram a minha infância e adolescência. Foram elas as responsáveis por esta minha paixão pelo mundo da publicidade. É o caso da Pasta Medicinal Couto com o “Anda na boca de toda a gente”… Aproveitando a dica, este sim, é um sonho recôndito de infância, que se foi desvendando ao longo dos tempos e, é hoje, uma certeza na minha vida. Eu quero que as minhas frases andem na boca de toda a gente…

Comentários

telma disse…
de facto tu és um MUSSSSSST! sem sombra de dúvida!
que realizes todos os teus sonhos..

;)

beijinhos

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