DERAM-ME PALAVRAS, ESCREVI UM TEXTO!
Uma Curiosidade desmedida e um desejo em querer saber sempre mais conduziu-me a tirar um curso de Comunicação para alargar a minha Cultura publicitária. De entre outras doutrinas que estudei, recorro ao Pragmatismo para, quando necessário, mostrar a mim própria que o esforço do passado pode dar frutos no futuro.
Tentar alcançar a perfeição foi, é, e sempre será, o grande desafio da minha existência. A procura da excelência, a possibilidade de fazer melhor em cada nova tarefa, enfim, o Perfeccionismo, é um valor inerente à forma de estar de um verdadeiro publicitário.
Nem todas as profissões têm o privilégio de casar na perfeição divertimento com trabalho. Para produzir boa publicidade é fundamental que as pessoas – a essência da empresa – saibam responder aos desafios com Seriedade e Bom Senso sem perder o seu Humor.
Um grupo de trabalho coeso, unido e onde existe um verdadeiro Espírito de Equipa é a arma mais importante para que de um projecto se produza um trabalho final realmente criativo. Assim, é com Entusiasmo que encontro a possibilidade de vir a vestir "aquela" camisola.
A forma de expressão da minha liberdade são as palavras. Na medida em que elas são o meu maior trunfo profissional, a publicidade representa a minha Autonomia, a minha independência a todos os níveis.
Um Copywriter tem de tratar as palavras por “TU”, ter como melhor amigo um bom dicionário e, principalmente, saber fazer Poesia para uma sociedade de consumo. Estas são algumas regras de ouro que trago na minha bagagem.
Fruto de uma imaginação inesgotável, com facilidade “brinco” com as palavras, arrumando-as em frases que transmitem uma irreverência, um atrevimento e um Arrojo próprio da minha juventude. Para tal utilizo uma Arrumação Mental muito peculiar, por vezes espantosa aos meus próprios olhos, mas conseguindo transmitir com Clareza a mensagem a comunicar.
A Criatividade é, sem dúvida, um estado de espírito, a matéria-prima de uma Agência de Publicidade. As ideias nascem num rompante, mas podem morrer da mesma forma se não forem pensadas e repensadas até à exaustão. É muito importante para um criativo saber observar tudo o que o rodeia, sentir o mundo lá fora, longe de quatro paredes. Afinal, é dos mais ínfimos pormenores que se extraem as grandes ideias.
A publicidade, arte do efémero, alimenta-se das tendências artísticas e das correntes sociológicas, características em determinada altura numa sociedade. Assim, qualquer publicitário tem de estar preparado para com a Versatilidade do mundo e saber responder com uma abertura de espírito às moralidades e tabus que possam existir.
O meu Inconformismo perante uma sociedade escassa em oportunidades profissionais e a minha Resistência face aos obstáculos com que me deparo, dão firmeza à minha convicção de que depende da força da nossa Determinação conseguirmos alcançar os nossos objectivos.
Se com este texto consegui fazer publicidade a mim própria então, garanto-vos, é a prova que consigo fazer publicidade a tudo o resto. Complexo, para mim, só mesmo auto-promover as minhas qualidades como Copywriter.
Comentários
És um verdadeiro MUST na escrita, na publicidade, como Copywriter e claro está como amiga!
Conheço-te à tantos anos e... surpreenderes-me agora desta maneira... Não vale!!!
Beijo enorme